
Com o objetivo de conscientizar crianças para as questões relacionadas à preservação do meio ambiente, consumo, reciclagem, trânsito e alimentação saudável por meio de atividades culturais, o projeto itinerante Cine e Cultura desembarcou nas cidades de Contagem – MG, Governador Valadares – MG, Presidente Prudente – SP, Mogi Mirim – SP, Sumaré – SP, Cotia – SP e Rezende – RJ.
Com patrocínio do ATACADÃO, TENNECO e KWANGJIN através da Lei de Incentivo à Cultura, realização do Instituto Eco Ambiental e Social, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania o projeto levou cultura e sustentabilidade para mais de 16 mil alunos de escolas públicas das cidades por onde passou.
O projeto levou sessões de cinema, workshops e apresentações teatrais com abordagens lúdicas sobre os temas apresentados. A realização do Cine e Cultura tem assinatura do Instituto Eco Ambiental e Social especializado em projetos culturais, com mecanismo de incentivo fiscal da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação das Cidades onde eles foram realizados.

Foram realizadas oficinas de cinema em cada município para o aprendizado em noções básicas e técnicas de filmagem, resultando na produção de três curtas metragens como trabalho de conclusão e todos os participantes receberam certificado.
Nosso objetivo como Cine e Cultura é levar para as crianças informações sobre os temas propostos e exercer a inclusão socialpor meio de atividades culturais. Com o assunto sendo tratado de forma lúdica e interativa fica muito mais fácil o entendimento da mensagem. Neste formato, nós acreditamos em promover o desenvolvimento do uso consciente de recursos no dia a dia, entre outros alertas. As crianças acabam se tornando multiplicadores e essa é a meta!”, destaca Patricia Henrique, porta-voz do Instituto Eco Ambiental e Social.

Calendário e Atividades
O Cine e Cultura realizou uma programação elaborada de forma a atrair a atenção dos participantes que, por meio da oficina Introdução Básica de Cinema (com noções de produção, filmagem e roteiro) puderam produzir e apresentar, ao final das atividades, um curta metragem sobre as temáticas apresentadas.
Com uma média de 1h de duração, a programação foi composta de apresentação de uma peça de teatro seguida de projeção de curtas metragens com as temáticas ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade e, ao término de cada sessão, houve a realização de workshops sobre os temas apresentados. Foram abordados temas como o desperdício de água, uso de energia, reciclagem, alimentação saudável, trânsito consciente entre outros. As crianças ainda receberam pipoca, livreto com informações seguindo a mesma temática das apresentações e filipeta como marcador de página.
As sessões de cinema foram realizadas em uma estrutura de cinema inflável com 15 metros de comprimento e 4 metros de altura com tela de cinema, projetor, áudio e almofadas para acomodação dos alunos em cada escola incluída na programação.
_Mais informações: www.cineecultura.com.br
